Melhore suas habilidades sociais e vença a timidez!

 

Saiba que primeiro de tudo precisa reconhecer em quais situações isso ocorre. Nem sempre as dificuldades podem estar relacionadas somente a critica, ao medo do que os outros podem pensar, mas sim a uma falta de habilidade para ser mais sociável, é apenas uma questão de aperfeiçoar os comportamentos. Identificar as dificuldades, melhorar as respostas aos pensamentos de ser avaliado e ao mesmo tempo treinar os comportamentos.

Você pode ser tímido ou às vezes passar a impressão de ser alguém metido que não conversa com ninguém, simplesmente por que não sabe como melhorar ou fazer isso.

Perceba seus comportamentos se ao falar com as pessoas, você boceja, não olha nos olhos, se esquiva, sai do ambiente ou até mesmo mexe no celular para passar despercebido aos olhos dos outros. Não consegue ao menos dar início a uma conversação ou dar continuidade ao assunto. O comportamento pode mostrar o quanto você está interessado no assunto, e se você passa uma imagem de desinteresse, os outros logo também ficarão desinteressados em você.

Olhar nos olhos ao conversar, sorrir, gesticular, manter o corpo voltado para a pessoa que conversa assentimentos com a cabeça, melhorar o comportamento é tão importante, quanto melhorar os sentimentos de rejeição e autocrítica negativa.

Também é importante observar o tom de voz, se for baixo demais pode mostrar insegurança, se for alto pode se tornar intolerante, as ênfases nas palavras e a expressão facial, pode dar um convencimento bem maior do que você está falando.

Algumas pessoas acham que nunca conseguirão melhorar a assertividade, se consideram incapazes ou tímidos demais. Você não se tornará extrovertido, até porque a timidez é algo que lhe pertence, mas ela pode ser melhorada, pode ser “quebrada” com alguns treinamentos de fala, expressão corporal, gesticulação, empatia e na identificação de pensamentos de autocrítica.

Não é impossível, basta tentar e se permitir mudar!

Cleunice Paez