resize-0x0_medo-de-falar-em-publico-xx.png

Você tem dificuldade em dizer "Não"?

 


Quando você está indeciso em algum convite, com algum vendedor ou até em opiniões contrárias a sua em que sente a necessidade de discordar, mas não consegue. Saiba que isso pode se tornar prejudicial, pois acaba aceitando coisas que não gostaria. Existe uma dificuldade de lidar com o amor próprio. Se tiver algo que está se submetendo e não gostaria de estar fazendo, e ainda assim o faz, torna-se necessário melhorar a auto-estima.

Isso não inclui deixar de ajudar a quem gosta ou acolher animais de rua, mas sim de perceber até que ponto a dificuldade em dizer não estará o prejudicando.
O que muitas vezes pode prejudicar é aquela situação em que você acaba aceitando fazer horas extras para mostrar eficiência, fazer todas as vontades dos filhos para que não se sinta rejeitada ou até mesmo convites para festas em que preferia estar vendo um filme, mas tem medo de ser abandonada pelos amigos.

Tentar agradar a todos, pode se tornar algo muito frustrante, ocorrer uma depressão e gerar ansiedade muito alta. Aqueles sentimentos guardados podem acabar prejudicando sua saúde, desencadeando momentos de irritação, gerando até um estranhamento dos mais próximos por não entender seu comportamento.

Você pode continuar eternamente sua busca em se sentir amada e reconhecida pelo outro, ou melhorar sua auto-estima, para que não dependa do que o outro pensa. Você pode criar argumentos ou até estratégias para aprender a dizer “não”, sem parecer que se tornou alguém frio ou grosseiro.

É necessário retirar o medo de “dizer não” e o medo que encobre sentimentos de culpa.
Ao contrário do que se pensa, você dizendo “não” estará conquistando muito mais do que imagina, é melhor se recusar a fazer coisas que não se sentiria bem e a se dedicar ao que realmente gosta. Assim atrairá pessoas com os mesmos interesses que o seu e assim se sentirá mais feliz.

É melhor deixar de comprar algo que o vendedor insistiu tanto, por receio de parecer ingrato, do que sair da loja e ficar totalmente arrependido por algo que jamais compraria.

Dizer “não” é se tratar bem. É se amar. É evitar relacionamentos destrutivos. É vestir o que gosta. É saber que quem te respeita não te rejeitará por uma divergência de opinião. É parar de ter medo de fazer o outro se sentir rejeitado. É querer parar de abraçar o mundo. É utilizar o “não” do empregador e utilizar como novas oportunidades. É parar de querer ajudar tanto a todo mundo e ajudar a si.


Cleunice Paez